46% dos gays sofrem violência dos maridos, diz pesquisa

Notícias
25 de julho de 2018
por Genilson Coutinho
Um estudo publicado por uma revista norte-americana mostra que quase metade dos homens gays em um relacionamento sofrem abuso de seu parceiro. De acordo com o pesquisador Rob Stephenson, da Universidade de Michigan, 46% dos homens relataram ter sido vítimas de violência doméstica no último ano.
A pesquisa revela que as formas de abuso também são variadas, desde violência física e sexual, abuso emocional, além de comportamento controlador. A conclusão foi que a violência doméstica não tem apenas como alvo as mulheres, como também ocorre em outros tipos de relacionamentos. Foram consultados 320 homens nos Estados Unidos para o levantamento.
“Nós estamos acostumados com a representação de violência doméstica tendo uma mulher como vítima e um homem como agressor. Embora isso seja extremamente importante, existem outras formas de abuso em todos os tipos de relacionamentos, disse o pesquisador.
De acordo com a investigação, o tipo de comportamento também pode ser visto pela pressão que sofrem os casais gays com a homofobia. “O estresse de lutar com sua orientação sexual pode levar um homem gay a praticar abuso físico ou emocional com seu parceiro”, concluiu.