4° Festival de Lençóis reúne música, arte e sustentabilidade na Chapada Diamantina

Sem categoria
27 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho

Frejat presença confirmada
A 14ª edição do Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, acontece de 11 a 13 de outubro, trazendo, como de costume, grandes nomes da música brasileira e baiana em um dos mais belos cartões postais do Brasil. Este ano, o festival trará atrações como Frejat, Luiza Possi e Dão e a Caravanablack, além do concerto “Amado Amar” – projeto daOrquestra Sinfônica da Bahia em parceria com alguns artistas baianos: Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto,Cláudia Cunha, Carla Visi e Margareth Menezes em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado.

Os shows são gratuitos e começam às 19h na praça Horácio de Mattos para um público estimado em 30 mil pessoas. O festival é uma ação baseada em quatro pilares: circulação da cultura; sustentabilidade; fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. A natureza dá o tom da festa e é por conta desta exuberância que compõe o Parque Nacional da Chapada Diamantina, cravado no coração do Estado da Bahia, que o festival se consagra como uma das principais atividades da região.

O festival também funciona como um importante instrumento de reflexão e conscientização ambiental, na medida em que mobiliza todos os guias turísticos da região, bem como os brigadistas de incêndio e a população em geral para atividades que despertam atitudes ecológicas e de preservação ao meio ambiente. Como parte dessa ideia, o Grupo Ambientalista de Lençóis apresenta, durante o festival, ações de coleta seletiva e reciclagem.

As atividades previstas no Festival de Lençóis são um fomento à economia local, gerando cerca de 200 empregos temporários diretos e mais 400 oportunidades de trabalho nos diversos segmentos de serviços na região. O evento envolve uma intensa programação artística; atividades de ecoturismo e ações de mobilização social e de conscientização ambiental. A grade artística apresenta um mix de atrações nacionais, música clássica, manifestações de cultura popular e artistas da região, além de novos expoentes da Bahia.

A cidade de Lençóis tem título nobre de Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) devido à riqueza da sua arquitetura. Abriga diversas formas de expressão e conta com atrativos naturais que a difere de inúmeros sítios históricos. Entre as atividades turísticas, os visitantes podem participar de passeios ecológicos, trilhas, caminhadas, feira de produtos artesanais e esportes radicais, como rapel e bung jump.

Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza exuberante, que se descortina e impressiona com sua vasta mata atlântica, campos floridos, imensos paredões, desfiladeiros, grutas e planícies de um verde sem fim em contraponto às espécies típicas da caatinga e do cerrado e com o seu povo simples, hospitaleiro, e zelador das áreas de preservação ambiental.

SERVIÇO:
O que: 14° Festival de Lençóis
Quando: 11 a 13 de outubro, a partir das 19h.
Onde: Lençóis – Ba
Realização: Pau Viola Produções Artísticas

PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIAPAL:

Quinta (11/10)
– Projeto Ciranda Cultural de Lençóis
– Dão e a CaravanaBlack
– Banda Spectro
– Síndrome do Rock

Sexta (12/10)
– Família Grão de Luz e Griô (Participação Gog, o poeta do rap)
– Luiza Possi
– Frejat
– Arte Final

Sábado (13/10)
– Grupo Labuta
– Concerto Amado Amar: Orquestra Sinfônica da Bahia com participações de Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Cláudia Cunha, Carla Visi, Margareth Menezes
– Banda Zion