4ª Mostra Possíveis Sexualidades

Fábio Rocha,
24/05/2011 | 11h05
Começa nesta terça-feira (24/05), às 19:30, na Caixa Cultural, a 4ª Mostra Possíveis Sexualidades . A abertura será em grande estilo com a  exibição de cinco curtas nacionais (A mais forte, Amanda e Monick, As fugitivas, O bolo e Um par a outro), além das mostras de oito produções que fazem parte da mostra competitiva que dará ao vencedor o prêmio no valor  de R$ 2 mil. A votação será feita pelo voto do público para escolha do melhor curta brasileiro  no certame dentro da programação da Mostra.

A programação que reúne 35 curtas e longa-metragens acontece até 29 de maio nos seguintes espaços:  Caixa Cultural, Instituto Cervantes e Circuito Sala de Arte (Cinema da UFBA e Cinema do Museu).

O evento promove sessões de filmes, encontros com diretores, debates, prêmios e lançamento de uma publicação na Caixa Cultural Salvador, Instituto Cervantes e Circuito Saladearte (Cinema da UFBA e Cinema do Museu) e tem como tema central da mostra o combate à homofobia.

Em sua  quarta edição, a mostra trás para o público baiano  curtas e longas-metragens produzidos no Brasil, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Portugal, Chile e Itália que prometem despertar o imaginário dos telespectadores  com a diversidade das temáticas nas películas integrante da programação.

Confira aqui a programação completa:

Mesa: Produção de filmes curta-metragem LGBT
Dia: 25 de maio (quarta), às 16h
Local: CAIXA Cultural (Carlos Gomes)
Com Gustavo Ferri (Não Gosto dos Meninos) e Edson Bastos (Joelma)
Lançamento da cartilha “Igual a tudo na vida. Um papo sério sobre sexualidades, sentimento e respeito”
Local: CAIXA Cultural (Carlos Gomes)
Dia: 26 de maio (quinta), às 16h
O autor da cartilha, o cartunista, escritor e criador do Fala Menino!, Luís Augusto, e a Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado, Amélia Maraux, conversam com os convidados sobre o problema dobullying.
Mesa: Produção e distribuição de um filme com temática LGBT no Brasil
Local: CAIXA Cultural (Carlos Gomes)
Dia: 27 de maio (sexta), às 16h
Com Isabelle Cabral (Distribuidora Pipa Produções) / Daniel van Hoogstraten  (produtor do documentário “Rainhas”) / Ivan Teixeira (produtor do filme “Rosa Morena”).
Painel Queer Lisboa
Local: CAIXA Cultural (Carlos Gomes)
Dia: 28 de maio (sábado), às 16h
João Ferreira – organizador do festival Queer Lisboa – comenta uma seleção de curtas-metragens portugueses ou realizados em co-produção com esse país:
Após o bate-papo, exibiremos a seleção de filmes do Festival Queer Lisboa
CAVALOS SELVAGENS

Direção: André Santos e Marco Leão. Duração: 11 min. Ficção, Portugal, 2010. Sinopse: Dois jovens vivem num pequeno apartamento. Em silêncio, todos os dias eles procuram razões para continuar juntos.

DUAS ARANHAS
Direção: Carlos Conceição. Duração: 9 min. Ficção, Portugal, 2009. Sinopse: Pela alvorada, Olga só quer entrar e sentar-se um minuto. Contudo, Andreia já não tem muito para lhe dizer. E já falta pouco para ela ser mãe.
FUERA DE CUADRO
Direção: Márcio Laranjeira. Duração: 9 min. Doc, Argentina/Portugal, 2010. Sinopse: O tema da exclusão aparece tanto nas reminiscências da vida escolar do narrador quanto na sua convivência com a mãe pintora.
MOSTRA DE LONGAS
BLOOMINGTON
Direção: Fernanda Cardoso. Duração: 83 min. Ficção, EUA, 2010. Sinopse: Após uma infância atribulada de atriz de TV, Jackie quer ter uma vida independente. Ao ingressar na universidade, se envolve com uma professora e as duas começam uma relação intensa e transgressora. No entanto, o convite para fazer um filme pode levá-la a abrir mão de seu primeiro amor verdadeiro.
Dia 25 de maio (quarta), Instituto Cervantes, às 16h
Dia 29 de maio (domingo), CAIXA Cultural, às 18h
BOYS JUST WANNA HAVE FUN
Direção: Luís Hipólito e Margarida Moura Guedes. Duração: 50 min. Doc, Portugal, 2010. Sinopse: O “Dark Horses” é o primeiro time gay friendly de rúgbi de Portugal. Seu nome alude a uma gíria usada para nomear os cavalos de corrida que, apesar de não serem escolhidos por nenhum apostador, acabam ganhando as competições. Uma metáfora perfeita, portanto, para essa equipe que tem angariado adeptos e quebrado tabus.
Dia 26 de maio (quinta), Instituto Cervantes, às 16h
Dia 28 de maio (sábado), CAIXA Cultural, às 19h30
DES/ESPERANDO
Direção: Erick Salas. Duração: 70 min. Ficção, Chile, 2010. Sinopse: A relação amorosa de Javier e Gonzalo está passando por um de seus piores momentos. Eles decidem fazer uma viagem ao Sul. Entretanto, a situação não melhora. Os segredos que antes os mantinham unidos e seguros agora representam uma bomba-relógio contra a qual eles têm que lutar.(legendas em espanhol)
Dia 29 de maio (domingo), Instituto Cervantes, às 16h
DEZ DIAS (SEM BATER)
Direção: Luis Assis. Duração: 36 min. Ficção, Portugal, 2011. Sinopse: Cenas de exibicionismo e sexo explícito pontuam uma história em duas direções: um encontro algo romântico e as dificuldades de criação de um curta. OBS: Filme proibido para menores de 18 anos
Dia 28 de maio (sábado), CAIXA Cultural, às 18h30
DUAS MULHERES
Direção: João Mário Grilo. Duração: 100 min. Ficção, Portugal, 2009. Sinopse: Joana, psiquiatra de 40 anos, mantém um casamento aparentemente estável com o executivo Paulo, mas tem seu cotidiano alterado quando a modelo Mônica entra em sua vida. Ao envolver-se com ela, Joana vivencia experiências e sentimentos muito distantes da futilidade que a persegue no dia a dia.
Dia 25 de maio (quarta), Saladearte Cinema da UFBA, às 18h30
ELVIS & MADONA
Direção: Marcelo Laffitte. Duração: 105 min. Ficção, Brasil, 2010. Sinopse: Elvis é uma jovem lésbica que deseja ser fotógrafa, mas sobrevive entregando pizza. Em sua primeira noite de trabalho, ela conhece Madona, travesti cabeleireira que sonha com os palcos e economiza dinheiro para produzir um espetáculo. O encontro entre as duas resulta em uma forte amizade que se transforma em história de amor. *Sessão precedida pela apresentação do realizador + bate-papo posterior
*Dia 28 de maio (sábado), Saladearte Cinema do Museu, às 21h
Dia 29 de maio (domingo), Saladearte Cinema da UFBA, às 18h30
INERTES
Direção: Eusebio Pastrana. Duração: 91 min. Ficção, Espanha, 2010. Sinopse: Abandonadas por seus amantes e com os sonhos aparentemente destruídos, duas garotas se encontram. Ainda não sabem, mas precisam uma da outra. Uma delas tem duas passagens para a Argentina. Ao visitarem o país, elas iniciam uma viagem interior, recuperam a autoestima e vivenciam um relacionamento inesperado.
Dia 29 de maio (domingo), Saladearte Cinema do Museu, às 21h
MORRER COMO UM HOMEM
Direção: João Pedro Rodrigues. Duração: 133 min. Ficção, Portugal, 2009. Sinopse: Tonia é uma artista travesti veterana de Lisboa. Pressionada pelo namorado a submeter-se a uma operação de mudança de sexo, ela luta contra as suas convicções religiosas mais profundas. Se, por um lado, quer tornar-se a mulher que ele tanto deseja, por outro, acredita que perante Deus nunca poderá ser essa mulher.
Dia 29 de maio (domingo), CAIXA Cultural, às 19h30
NÃO GOSTO DOS MENINOS
Direção: André Matarazzo e Gustavo Ferri. Duração: 110 min. Doc, Brasil, 2011. Sinopse: Não Gosto Dos Meninos é um projeto inspirado na campanha internacional “It Gets Better”. A produção reuniu, durante 12 horas, 40 pessoas de histórias de vida completamente distintas com um objetivo comum: se mostrar.
Dia 26 de maio (quinta), CAIXA Cultural, às 20h
O PRIMEIRO QUE DISSE
Direção: Ferzan Ozpetek. Duração: 110 min. Ficção, Itália, 2010. Sinopse: Tommaso é o filho caçula de uma tradicional família do sul da Itália. Ele vive em outra cidade, onde estuda literatura e mora com o namorado. Ao reencontrar os pais para uma reunião de família, decide contar a eles que é gay. Porém, quando vai expor o segredo aos parentes, o irmão mais velho atrapalha seus planos.
Dia 26 de maio (quinta), Saladearte Cinema da UFBA, às 18h30
O QUARTO DE LEO
Direção: Enrique Buchichio. Duração: 95 min. Ficção, Uruguai/Argentina, 2009. Sinopse: Leo vive, sem muito entusiasmo, um processo de descoberta de sua homossexualidade e resiste a abandonar o conforto e a segurança do seu quarto. Ele revê Caro, uma colega de infância que passa por crise pessoal. Embora não pretendam solucionar nada, os dois têm seus conflitos afetados por este reencontro.
Dia 27 de maio (sexta), Instituto Cervantes, às 18h
Dia 28 de maio (sábado), Instituto Cervantes, às 16h
O ÚLTIMO VERÃO DE LA BOYITA
Direção: Julia Solomonoff. Duração: 86 min. Ficção, Argentina, 2009. Sinopse: Na expectativa de reencontrar Mario, o filho de agricultores que lhe fez companhia no último verão, a pré-adolescente Jorgelina decide passar as férias no campo com o pai. Lá, ela nota que o amigo se transformou e o acompanha em uma jornada de descoberta e aceitação de sua sexualidade.
Dia 26 de maio (quinta), Saladearte Cinema do Museu, às 21h
Dia 29 de maio (domingo), CAIXA Cultural, às 16h
PIEDRAS
Direção: Matias Marmorato. Duração: 70 min. Ficção, Argentina, 2009. Sinopse: Martin, um jovem de 20 anos, vai com seu amigo Sebas para uma festa na rua de Piedras. Chegando lá conhece Julio, por quem se apaixona. Apesar das tentativas de sabotagem de sua mãe, Martin decide viver este amor. Uma comédia romântica do cinema argentino atual. (legendas em inglês)
Dia 26 de maio (quinta), Instituto Cervantes, às 18h
Dia 29 de maio (domingo), Instituto Cervantes, às 18h
RAINHAS
Direção: Fernanda Tornaghi e Ricardo Bruno. Duração: 71 min. Doc, Brasil, 2008. Sinopse: Junto com seu parceiro, Fábio, um rapaz de Rondônia, vai para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar a próxima Miss Brasil Gay. A jornada rumo ao concurso nacional de beleza mobiliza a vida de outros rapazes em todo o país, que também perseguem o sonho de serem coroados a garota mais linda do Brasil. *Sessão precedida pela apresentação do realizador + bate-papo posterior.
Dia 25 de maio (quarta), Saladearte Cinema do Museu, às 21h
*Dia 27 de maio (sexta), CAIXA Cultural, às 20h
ROCKY E HUDSON
Direção: Otto Guerra. Duração: 90 min. Ficção, Brasil, 1994. Sinopse: Rocky e Hudson é o espelho da nossa falta de identidade cultural: dois caubóis gays, piegas e esquizofrênicos. Ao contrário de ‘Batman e Robin’, eles assumem seu amor. Moram, lutam e, principalmente, se divertem juntos.
Dia 25 de maio (quarta), CAIXA Cultural, às 20h
Dia 27 de maio (sexta), Instituto Cervantes, às 16h

ROSA MORENA
Direção: Carlos Oliveira. Duração: 90 min. Ficção, Brasil/Dinamarca, 2010. Sinopse: O dinamarquês Thomas não consegue adotar uma criança em seu país. Disposto a fazer tudo para satisfazer o desejo de ser pai, ele vem até o Brasil e faz um acordo com Bárbara, uma jovem pobre que dá à luz a uma menina – Rosa. Contudo, o acerto é ameaçado pelo jogo de interesses dos pais biológicos do bebê. *Sessão precedida pela apresentação do realizador + bate-papo posterior.
*Dia 27 de maio (sexta), Saladearte Cinema do Museu, às 21h

SPINNIN’
Direção: Eusebio Pastrana. Duração: 110 min. Ficção, Espanha, 2007. Sinopse: Gárate e Omar são jovens, estão apaixonados e querem ter um filho. Entretanto, por formarem um casal gay, se deparam com uma série de dificuldades para concretizar este desejo. Em sua busca, são rodeados por pessoas que, em meio a caóticas histórias de amor, fazem de tudo para manterem seus sonhos vivos.
Dia 26 de maio (quinta), CAIXA Cultural, às 18h
Dia 28 de maio (sábado), Instituto Cervantes, às 18h
UM QUARTO EM ROMA
Direção: Julio Medem. Duração: 109 min. Ficção, Espanha, 2010. Sinopse: Em um quarto de hotel no centro de Roma, duas mulheres que acabaram de se conhecer vivem uma aventura física que toca suas almas. São 12 horas de um encontro carregado de erotismo e sensualidade que precede o retorno à vida cotidiana: Alba mora na Espanha com dois filhos e Natasha está prestes a se casar na Rússia.
Dia 27 de maio (sexta), Saladearte Cinema da UFBA, às 18h30
Dia 28 de maio (sábado), Saladearte Cinema da UFBA, às 18h30
THE LOST COAST
Direção: Gabriel Fleming. Duração: 74 min. Ficção, Estados Unidos, 2008. Sinopse: Mark, Jasper e Lily são três jovens conectados pela amizade que mantiveram na escola. Mark é gay e mora com Lily. Jasper é heterossexual e se casará em breve. Ao se encontrarem na celebração anual do Halloween em São Francisco, eles se confrontam com um silenciado episódio sexual do passado.
Dia 25 de maio (quarta), Instituto Cervantes, às 18h
MOSTRA CURTAS
PROGRAMA 1: VIDA ESCOLAR
Dia 27 de maio (sexta), CAIXA Cultural, às 18h
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO
Direção: Daniel Ribeiro. Duração: 17 min. Ficção, Brasil, 2010. Sinopse: O interesse por um novo colega muda a vida de Leonardo, um adolescente com deficiência visual, repercutindo ainda em sua amizade com Giovana.
MAIS OU MENOS
Direção: Alexander Siqueira. Duração: 14 min. Ficção, Brasil, 2010. Sinopse: Um adolescente que sofre bullying tem um encontro inesperado com seu opressor.
PROFESSOR GODOY
Direção: Gui Ashcar. Duração: 14 min. Ficção, Brasil, 2009. Sinopse: Severo professor de matemática vê-se envolvido no instigante jogo de sedução de Felipe, um de seus alunos.
PROGRAMA 2: VIDA DOMÉSTICA
Dia 25 de maio (quarta), CAIXA Cultural, às 18h30
A MAIS FORTE
Direção: Rick Mastro. Duração: 16 min. Ficção, Brasil, 2009. Sinopse: Tocadas pela morte, duas mães vivem um embate de forças relativo ao reconhecimento de uma união amorosa gay.
AMANDA E MONICK
Direção: André da Costa Pinto. Duração: 19 min. Documentário, Brasil, 2007. Sinopse: Um paralelo entre as experiências familiares e profissionais de duas travestis do interior da Paraíba: uma professora e uma prostituta.
AS FUGITIVAS
Direção: Otavio Chamorro. Duração: 13 min. Ficção, Brasil, 2007. Sinopse: Insatisfeitos com suas mães, jovens namorados gays empreendem fuga desastrada em comédia de tom pastelão.

O BOLO
Direção: Robert Guimarães. Duração: 15 min. Ficção, Brasil, 2010. Sinopse: Depois de provar um bolo com ingrediente especial, uma empregada doméstica religiosa vê transformada sua relação com patrão gay e com o porteiro do prédio.

UM PAR A OUTRO
Direção: Cecilia Engels. Duração: 12 min. Ficção, Brasil, 2009.Sinopse: O envolvimento de um casal gay com uma amiga resulta em gravidez inesperada, o que abre espaço para uma família não convencional.
PROGRAMA 3: DESEJO NA ADVERSIDADE
Dia 27 de maio (sexta), CAIXA Cultural, às 19h
BAILÃO
Direção: Marcelo Caetano. Duração: 16 min. Documentário, Brasil, 2009. Sinopse: Tocante retrato de uma geração mais madura de homens gays: as histórias de vida em São Paulo e o ponto de encontro no Bailão.
EU E O CARA DA PISCINA
Direção: William Mayer. Duração: 8 min. Ficção, Brasil, 2010. Sinopse: À beira de uma piscina, o jovem Guilherme encontra um modo de lidar com a atração e desejo que sente por um amigo.
LUZ
Direção: Bruna Capozzoli. Duração: 13 min. Ficção, Brasil, 2010. Sinopse: Seminarista volta-se, violentamente, contra os padres responsáveis pelo suicídio do rapaz que amava.
PROGRAMA 4: IDENTIDADES
Dia 25 de maio (quarta), CAIXA Cultural, às 18h
A TAL GUERREIRA
Direção: Marcelo Caetano. Duração: 14 min. Documentário, Brasil, 2008. Sinopse: Duas vertentes do permanente impacto do mito Clara Nunes: divindade no centro de umbanda e diva inspiradora de show de transformismo.
JOELMA (MAKING-OF)
Direção Making of: Henrique Filho. Duração: 15 min. Ficção, Brasil, 2011. Sinopse: Ficção baseada na história de uma das primeiras transexuais da Bahia. Roteiro selecionado pelo Edital de Cultura LBGT da Fundação Pedro Calmon e patrocinado pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. Atividade paralela: bate-papo com o diretor e roteirista Edson Bastos

PROGRAMAÇÃO PONTOS DE ENCONTRO

Me Gusta Sabor Mexicano
Endereço: Rua Juazeiro, 110. Rio Vermelho (próximo ao Café Portela) – Tel.: 3344-1091 / 3492-1257
Descontos: apresente o canhoto da sessão de cinema e ganhe descontos especiais
Dia 26 de maio (quinta), a partir das 22h
San Sebastian
Festa Benditas
Endereço: Rua da Paciência, 307, Rio Vermelho
Ingresso: R$ 35,00 (masculino) R$25,00 (feminino)
Descontos: apresente o canhoto da sessão de cinema e ganhe 50% de desconto
Dia 27 de maio (sexta), a partir das 23h
Top Top
Endereço: Tattoo Music Hall (Largo da Dinha, em cima do Padaria Bar – Rio Vermelho)
Ingresso: R$ 10,00
Dia 28 de maio (sábado), a partir das 23h