4ª Mostra Possíveis Sexualidades Programação diversificada e campanha de combate à homofobia marcam o evento

Sem categoria
26 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

Entre 24 e 29 de maio, a 4ª Mostra Possíveis Sexualidades promove exibições de filmes, encontros com diretores, debates, prêmios e lançamento de uma publicação em Salvador. As atividades acontecem na Caixa Cultural Salvador, Instituto Cervantes e Circuito Saladearte.Nesta edição, o combate à homofobia é o tema central da mostra, que também promove uma campanha de enfrentamento à violência contra a comunidade LGBT. O evento é realizado pela Multi Planejamento Cultural com o patrocínio da Caixa Cultural. Mais informações estão disponíveis no blog possiveissexualidades.wordpress.com.

Em sua 4ª edição, a Mostra Possíveis Sexualidades amplia o diálogo com produções ibero-latino-americanas e traz para Salvador premiados filmes que tematizam a diversidade sexual. São 35 obras, entre curtas e longas-metragens. Dentre elas, se destacam Um Quarto em Roma(2010), do espanhol Julio Medem, O Último Verão de La Boyita (2009), dirigido pela argentina Julia Solomonoff, e O Primeiro que Disse (2010), do turco, naturalizado italiano, Ferzan Ozpetek. A diretora argentina participa de uma das sessões especiais, em que o público conversa com os realizadores das obras. Não gosto dos meninos (2011), de André Matarazzo e Gustavo Ferri, e Elvis e Madona (2010), de Marcelo Laffitte, são alguns dos filmes brasileiros que integram a programação. Pela primeira vez, o evento realiza uma mostra competitiva que premiará o melhor curta nacional.

A Caixa Cultural Salvador sedia a programação Possíveis Diálogos.  Este ano, além de duas mesas redondas (“Produção de filmes curta-metragem LGBT” e a “Produção e distribuição de um filme com temática LGBT no Brasil”), a Possíveis Sexualidades promove o Painel Queer Lisboa, no qual João Ferreira, organizador do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, comenta uma seleção de curtas-metragens portugueses ou realizados em co-produção com este país, e o lançamento da cartilha “Homofobia. Outro Papo muito Sério”, acompanhado de um bate-papo sobre bullying com o autor da publicação, Luis Augusto Gouveia.

Campanha de combate à homofobia

 

Com o intuito de estender as ações em prol da diversidade, a 4ª Mostra Possíveis Sexualidades promove uma campanha de enfrentamento à homofobia em Salvador. Entre 17 e 24 de maio, promotores do evento irão distribuir cinco mil broches temáticos nos principais pontos culturais da cidade. “Por expandir as ações para além do 17 de maio, a iniciativa ajuda a promover uma semana de combate à homofobia na cidade, mobilizando os baianos e chamando atenção para o tema por mais tempo”, explica Fernanda Bezerra, coordenadora geral da Mostra Possíveis Sexualidades.

Serviço:

Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador/BA. Tel: 71 3421-4200

Circuito Saladearte

Instituto Cervantes – Avenida Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. Tel: 71 3797-4667

Quando: 24 (abertura, às 19h30) a 29 de maio de 2011.

Quanto:

Caixa Cultural Salvador – 1Kg de alimento para cada atividade (os debates são gratuitos).

Circuito Saladearte – R$ 10 e 5

Instituto Cervantes – Gratuito

E-mail: possiveis.sexualidades@gmail.com

Site: possiveissexualidades.wordpress.com