3ª Feira de Museus da Bahia traz novidades para o público

Sem categoria
15 de maio de 2013
por Genilson Coutinho

No dia 17 de maio (sexta), entre 9h e 17h, 28 espaços museais de diferentes territórios de identidade do estado participam da 3ª Feira de Museus da Bahia, apresentando seus acervos e programas educativos na Praça Municipal de Salvador. Nesta edição, o evento promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) contará com uma diversificada programação que inclui um Atelier de Restauro, em que os visitantes terão a chance de conhecer as etapas do processo de conservação e restauração de obras, Espaço Expositivo e Espaço Educativo, onde serão realizadas ações destinadas ao público infanto-juvenil.
Ao longo do dia, crianças poderão se divertir e aprender com quatro atividades. O Museu de Arte Moderna da Bahia realiza a ação Museu, o que é?, que visa provocar reflexões e conversas com os participantes sobre este equipamento cultural. O Parque Histórico Castro Alves desenvolve a atividade Sopa de Letras, que consiste na narração de histórias infantis acompanhada de jogos e brincadeiras. O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica organiza a Oficina de Releitura do acervo de Azulejaria de Udo Knoff, em que serão utilizados materiais recicláveis. Haverá ainda a apresentação do espetáculo de Teatro de Bonecos “A magia dos museus”.
A exposição Museus da Bahia: Identidade e Territórios, que apresenta o perfil dos museus vinculados à estrutura da DIMUS, os quatro espaços museais contemplados pelo programa de apoio a projetos de ações continuadas da Secretaria de Cultura do Estado e as 217 instituições museais mapeadas na Bahia, ficará aberta à visitação no Espaço Expositivo. Este ambiente oferece ainda jogos temáticos e vídeos sobre os museus que integram a feira, a exemplo de “Axé do Acarajé”, do Memorial das Baianas, e “A Cachoeira de Paulo Afonso”, do Parque Histórico Castro Alves.

Réplicas de partes do corpo humano, experimentos de física, química e biologia, jogos de matemática, dentre outros objetos, divulgam a ciência de modo lúdico no Ônibus Ciência Móvel do Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB, que também estará instalado na Feira de Museus. O público poderá ainda tirar dúvidas sobre o campo de Museologia com representantes do Conselho Regional da área e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A programação artística inclui os grupos “Gente do Choro”, “Arte Trio”, de MPB instrumental, e “Os Vendavais”, de samba de viola, os vencedores do 12º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves, e apresentações de música e dança do Colégio Severino Vieira e do Memorial Kisimbiê, que traz uma interpretação do cordel Acará, de Antônio Vieira. O encerramento fica por conta da Orquestra Museofônica.
Foto: Genilson coutinho
Confira a lista dos museus que vão participar da Feira:

Caixa Cultural Salvador
Casa do Samba de Santo Amaro
Centro Cultural Casa de Angola na Bahia
Fundação Hansen Bahia
Instituto de Artesanato Visconde de Mauá
Memorial das Baianas
Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia – UFRB
Memorial Irmã Dulce
Memorial Kisimbiê
Memorial Lindembergue Cardoso – UFBA
Memorial Misael Tavares
Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery
Museu Abelardo Rodrigues
Museu Arqueológico da Embasa
Museu Carlos Costa Pinto
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA
Museu de Arte da Bahia
Museu de Arte Moderna da Bahia
Museu de Arte Sacra – UFBA
Museu Eugênio Teixeira Leal
Museu Geológico da Bahia
Museu Tempostal
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
Núcleo de Ofiologia e Animas Peçonhentos da UFBA
Palacete das Artes
Palácio da Aclamação
Parque Histórico Castro Alves
Solar Ferrão

O que: 3ª Feira de Museus da Bahia
Quando: 17 de maio, das 9h às 17h.
Onde: Praça Municipal de Salvador
Realização: DIMUS/IPAC
Gratuito