Carnaval

Destaques

32ª Lavagem Cultural da Funceb acontece nesta quarta-feira (7)

Genilson Coutinho,
05/02/2024 | 23h02

Está tudo pronto para a 32ª Lavagem Cultural da Funceb, que acontece nesta quarta-feira (7) no Centro Histórico de Salvador. Neste ano, a programação da festa contará com a Rainha da Lavagem, Sarajane, e o Rei Sulivã Bispo. A agitação ficará por conta da banda Pra Casar e de Mirella Bastos.
A concentração do cortejo será às 15h, na Rua Chile. De lá, a caminhada segue em direção à Praça Quincas Berro d’Água. Nesta edição, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secult, será a homenageada pela celebração de seus 50 anos de história.

Rei e RainhaOs tradicionais postos de Rei e Rainha da Lavagem Cultural serão ocupados pela cantora Sarajane e pelo ator Sulivã Bispo.

Sarajane é uma das pioneiras do Axé Music. Seu primeiro grande sucesso “A roda”, gravado em 1986, lhe rendeu uma série de participações nos programas de televisão e nas rádios brasileiras. A cantora está celebrando 40 anos de carreira com 13 discos gravados e mais de 25 anos de Carnaval soteropolitano.
Sulivã Bispo é um ator e arte-educador baiano popularmente conhecido por dar vida à personagem “Mainha” na web série e no longa metragem Na Rédea Curta (Telecine/GloboPlay), e por Koanza, seu mais novo sucesso de público no teatro e na internet.
É licenciando em teatro pela Universidade Federal da Bahia e soma passagens pelo Bando de Teatro Olodum, onde apresentou os espetáculos “Ó Paí Ó”, “Relato de uma guerra que não Acabou” e o infanto-juvenil “Áfricas”. Integra o grupo Teatro da Queda, onde atuou no premiado musical baiano “Rebola”, em “Anoitecidas”, “Delicado”, “Madame Satã” e “KAIALA” – seu primeiro monólogo que permanece em cartaz há seis anos e denuncia o racismo religioso sofrido pelos segmentos de matriz africana no Brasil.