3ª Edição do Caruru da Diversidade

Sem categoria
24 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

O Caruru da Diversidade é um evento sem fins lucrativos, realizado anualmente pelo Grupo Gay das Residências (GGR). Este está sediado nas residências universitárias da UFBA, possui como finalidades: o debate acerca da diversidade sexual, a aproximação da comunidade universitária às discussões do grupo LGBT e ampliar o diálogo com os demais segmentos sociais, sempre pautado por uma atuação política e acadêmica. Até o presente momento foram realizadas duas versões do evento: a primeira realizou-se em 25 de outubro de 2009, na Residência Universitária II, localizada no Largo da Vitória, reuniu cerca de duzentas pessoas. A segunda aconteceu em 12 de setembro de 2010, na Residência Universitária I, situada no Corredor da Vitória – mais de duzentos e noventa pessoas participaram do ato.

Impende salientar que a data do caruru sempre culminou com o dia da Parada do Orgulho Gay em Salvador. O público que prestigia o evento é composto por gays, lésbicas, travestis, transformistas, bissexuais e heterossexuais. Estes sujeitos presentes dão a dimensão do sucesso desse importante momento político e social nas Residências. Razão esta que possibilita o cumprimento de parte dos objetivos da organização: a reunião de diversos sujeitos sociais e a qualificação e o fomento do debate em face da homofobia. Durante esses anos, o evento sempre contou com o apoio e patrocínio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA (PROAE).

A proposta do GGR é concretizar a cada ano o Caruru da Diversidade no dia da Parada do Orgulho Gay em Salvador, em uma das residências da UFBA. Desta forma, os convidados vêm ao caruru durante o período da manhã e a tarde prestigiam a Parada que representa um momento de luta e de comemoração pelas conquistas do grupo gay. Neste ano, o Caruru da Diversidade será realizado no dia 11 de setembro, no mesmo dia da 10ª Parada do Orgulho Gay em Salvador, provavelmente, na Residência Universitária III, localizada na Rua Barão de Loreto, n°. 21, Graça. O tema deste ano é “União, amor, paz, tolerância, respeito e alegria… não à homofobia!” Vamos este ano discutir e celebrar a união estável entre pessoas do mesmo sexo, as diversas formas de amar, a tolerância e o respeito ao próximo, independentemente de sua orientação sexual, religião, cor e/ou etnia. Além de mostrar o nosso repúdio à homofobia, um grande mal que faz diversas vítimas.