Cinema

22º Festival Mix Brasil começa sua itinerância por Mato Grosso do Sul

Genilson Coutinho,
27/11/2014 | 15h11

mix

Não faz nem uma semana que o 22º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade encerrou sua programação em São Paulo e já vai colocar o pé na estrada. A itinerância começa pela capital sul-mato-grossense, Campo Grande, entre os dias 28 e 30 deste mês, no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – 3º andar.

Além da exibição gratuita de 20 filmes, a programação também irá abrir espaço para o debate sobre a temática reunindo especialistas de várias áreas para conversar com o público sobre avanços e desafios envolvendo diversidade e produção cinematográfica, são os talk-show.

Na sexta-feira (28), um dos diretores do evento, João Federici, fala sobre os 22 anos de história do Festival que conquistou reconhecimento como o maior evento cultural LGBT da América Latina, a partir das 21h40.

No sábado (29), às 19 horas, será realizado o Talk-show: Diversidade, Mídia, Cultura e Comportamento, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP 14/MS), que terá a participação da psicóloga e psicanalista Andrea Brunetto, mestra em Educação pela UFMS, autora de “Psicanálise e educação: sobre Hefesto, Édipo e outros desamparados dos dias de hoje” e “Sobre amores e exílios: na fronteira da psicanálise com a educação; e, de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior.

Ainda do psicólogo Robson Dias, pesquisador em processos educativos, questões de gênero e constituição identitária sob a perspectiva das Representações Sociais. E do jornalista Elvis Cardozo, repórter do Lado B (Campo Grande News), canal que, dentre outros assuntos, se dedica a discutir comportamento, ações afirmativas e discussões sobre diversidade sexual.

Já no domingo (30), serão dois talk-shows, às 17 horas, “Cinema em Campo Grande: como eles fazem?”, que reúne profissionais que atuam na produção, direção e atuação da cena audiovisual local, como Camila Machado, Essi Rafael, Fábio Flecha, Filipi Silveira e Tânia Sozza. Às 20 horas, o tema debatido será: “Diversidade, Direitos e Legislação” e contará como debatedores o vereador Eduardo Romero, vice-presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal e autor do Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia.

Leonardo Bastos, coordenador do Centro de Referência de Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia e presidente do Conselho Estadual da Diversidade Sexual. E o advogado Júlio Valcanaia, especialista em Gênero e Diversidade, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/MS e membro fundador da Rede Apolo – Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul.

A participação é gratuita, mas os assentos são limitados. Todas as informações estão disponíveis na fanpage