Saúde

2021 de acordo com o calendário chinês é o ano do boi metal, qual é a influência deste ano nas nossas vidas?

Redação,
05/03/2021 | 15h03
(Foto: Divulgação)

De acordo com o calendário chinês, o ano de 2021 é o ano do boi com elemento metal (JIN). O boi significa força, responsabilidade e independência. O metal (Jin) traz a determinação e ambição, além do ritmo necessário para alcançar os objetivos. “Isso significa que as pessoas estarão mais confiantes e mais determinadas, visto que, esse elemento evoca a ideia de interdito e possui como função psíquica o instinto de preservação, este representa a concentração das energias”, enfatiza o terapeuta holístico e acupunturiata Marcelo Correia.

O ano novo chinês começou no dia 12 de fevereiro de 2021 e só acaba no dia 31 de janeiro de 2022. O ano do boi, normalmente é um ano voltado para realizações e conquistas, requer muita disciplina, planejamento, leveza e ação.

De acordo com o astrólogo Brendan Orin, o boi é um animal que exerce influências nas nossas vidas e o boi metal simboliza a disciplina, a lealdade e a superação.

“O ano do boi tem muitas influências em nossas vidas e vem para nos ajudar a resolver os problemas e pendências trazidos pelo ano do Rato (2020). A energia do boi nos pede que sejamos mais comprometidos com as mudanças que queremos realizar no mundo e em nossas vidas”, declara o terapeuta holístico e acupunturista Marcelo Correia.

Aqui no Brasil o conhecimento sobre o ano do boi metal veio através do aplicativo do Instagram, no dia 11 de fevereiro, o aplicativo criou três novas figurinhas no story, para homenagear o ano do boi metal, sem entender do que se tratava, os internautas diante da novidade, tiveram muita curiosidade de buscar no google informações sobre a novidade.

O acupunturista Marcelo Correia acredita que o ano do boi traz principalmente uma reflexão, voltando um olhar especial para nossa saúde física e mental e um cuidado maior para com os meridianos do pulmão (P), considerado mestre das energias e do intestino grosso (IG), órgão e víscera que compõem o elemento Metal.

“A lealdade, a dedicação à família, aos outros e aos laços afetivos são boas ajudas neste período, já que o Boi é um animal que valoriza estes princípios, encontrando neles a força de que precisa para enfrentar os desafios da vida com coragem. A paciência, a ponderação e a calma serão necessárias, assim como a honestidade e a franqueza”, acrescenta o terapeuta.

O especialista destaca que o ano do boi metal, pode ser uma boa oportunidade de buscar o equilíbrio e lembra ainda que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma forte aliada para a manutenção energética do organismo.

“Enquanto a MedicinaTradicional tende a enxergar o corpo como um todo, o qual abriga diferentes sistemas que podem ser reequilibrados, de uma forma bem concreta e lógica, portanto essa Ciência, a MTC tende a focar no equilíbrio, na energia e na harmonia. Tudo se concentra no Qi, a energia vital que corre pelo corpo, em constante mudança e movimento, como as ondas do mar. O Qi é descrito por duas qualidades opostas: do Yin (noturno, escuro, frio, feminino, negativo) e Yang (diurno, claro, quente, positivo, masculino). O ideal é que ambos sejam recuperados em equilíbrio para um Qi balanceado, essencial para um corpo e mente saudáveis”, conclui Correia.

Sobre Marcelo Correia

Terapeuta holístico, acupunturista e massoterapeuta, Marcelo Correia atua com a Medicina Tradicional Chinesa há mais de cinco anos para tratamento de várias patologias. Especialista em PIC’s (Práticas Integrativas Complementares) e Acupuntura, administra o Studio Terapêutico Marcelo Correia e trabalha com várias técnicas e práticas da Medicina Tradicional Chinesa.