2ª Mostra Universitária Salvador de Teatro abre inscrições para atividades formativas gratuitas

Sem categoria
28 de fevereiro de 2012
por Genilson Coutinho

Várias atividades formativas fazem parte da MUST (Mostra Universitária Salvador de Teatro). São atividades relacionadas às artes cênicas, como maquiagem teatral, processo de construção de espetáculos, jogos de atuação e comunicação para atividades culturais, além da realização de um ensaio aberto de processo de montagem. As inscrições são gratuitas e serão realizadas de 29 de fevereiro a 7 de março, através do preenchimento do formulário que está no blog do evento .

 Com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através da Demanda Espontânea, a 2ª Mostra Universitária Salvador de Teatro (MUST), que acontece de 13 a 18 de março, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), leva entretenimento e troca de saberes para o público baiano interessado em artes cênicas, produção cultural e áreas afins.

 

 Além das oficinas gratuitas, a MUST permitirá que o público assista gratuitamente a onze espetáculos teatrais realizados por estudantes estudantes da Bahia, Sergipe e Paraíba.

 

Programação das Atividades
A poética da Invenção – do processo colaborativo a construção de um espetáculo em fragmentos

Ministrada pelo grupo Teatro da Queda, de Salvador, a oficina propõe uma reflexão sobre o processo de criação de um espetáculo, utilizando elementos da performance, happening e uma dramaturgia fragmentada. O processo colaborativo é a principal ferramenta nesta forma de fazer teatro, onde ator-criador e diretor-editor constroem o espetáculo, através de experimentações, técnicas Viewpoints, Suzuki, composição, exercícios de Yoga e apropriação de fragmentos da obra de diversos autores para associações metafóricas.

 Facilitador: Teatro da Queda (SSA/BA)

 

Data: 13 e 14/março

Hora: das 9h às 13h

Local: Centro Cultural Ensaio (Av. Leovigildo Filgueiras, Nº 58, Garcia)

Assessoria Comunicação

 

A jornalista Aleksandra Pinheiro abordará estratégias para assessoria de comunicação, elaboração de releases, notas e outros procedimentos.


Facilitador: Alê Pinheiro
Data: 13/03 (Terça-feira)
Hora: 14 h às 18 h
Local: Sala Memorial do TCA

Oficina de preparação de atores OJUINAN

Tem como objetivo aprofundar a linguagem estética da companhia, através da Ativação do movimento ancestral – método de trabalho empregado nos processos criativos do grupo e que gerou os espetáculos Shirê Obá “A festa do rei” e Ogum “Deus e Homem”.  Esta é uma pesquisa cênica que busca trabalhar o ator através do teatro físico-ritual, colocando-o em contato com seu inconsciente ancestral a levando-o a ativar a memória corporal por meio de ferramentas vocais e corporais que ainda desconhece.  Através deste processo o ator acessa seu corpo de forma profunda, desenvolvendo atributos como dilatação, prontidão, irradiação e presença cênica, evitando a construção cênica pautada somente no psicológico.             


Facilitador: Fernanda Julia
Data: 14/03 (Quarta-feira)
Hora: 9 h às 17 h

Local: Centro Cultural Ensaio (Av. Leovigildo Filgueiras, Nº 58, Garcia)

Procedimentos Dialéticos na Cena

 

Introdução ao Método Dialético na cena; Jogos de atuação para o teatro épico.

 Facilitador: Lucas Lacerda, Meu Nome é Mentira (SSA/BA)

 

Data: 15 e 16/março

Hora: das 14h às 17h

Local: Centro Cultural Ensaio (Av. Leovigildo Filgueiras, Nº 58, Garcia)

 Workshop de Elaboração de Projetos Culturais

 

A atividade tem o objetivo de capacitar artistas e produtores para a participação em editais e processos de seleção de apoio e patrocínio cultural, nos âmbitos regional e nacional. A Fundação Cultural do Estado da Bahia que deste 2007 promove oficinas gratuitas em cidades do interior da Bahia e em bairros populares de Salvador, tem verificado um aumento significativo de projetos do interior, inscritos e selecionados, em editais da Secretaria de Cultura do Estado, como resultado desta ação.

Facilitador: Vagner Rocha | FUNCEB
Data: 16 e 17/03
Hora: 8h a 12h
Local: Sala Memorial do TCA

Oficina de Maquiagem Teatral

 

Na oficina serão aplicadas técnicas de maquiagem teatral, como limpeza de pele, volume e deformações, hematomas, etnias, técnica branco e preto (caveira e Kiss), animalização, envelhecimento, alegoria, caracterização de personagem, cortes, cicatrizes, bigodes, além de preparo de sangue e verniz teatral. A maquiagem teatral é diferente das demais, pois tem que contra-balançar a distância entre o público e a personagem, realçando traços.

 Facilitador:  Irene di Castro – UFS (Aracajú/Se)

 

Data: 17/03 (sáb)

Hora: das 8h às 15h

Local: Sala de Maquiagem da Escola de Teatro da UFBA (Canela)

Ensaio Aberto da montagem “No Branco do Olho”

 

Montagem da Cia de Teatro Fina Fulô, de Jequié (BA), baseada no Livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago.

 Facilitador: Cia de Teatro Fina Fulô (Jequié/Ba)

 

Data: 18/03 (dom)

Hora: 15h

Local: Centro Cultural Ensaio (Av. Leovigildo Filgueiras, Nº 58, Garcia)

SERVIÇO

 

Inscrições para as Oficinas Gratuitas da MUST (Mostra Universitária Salvador de Teatro – ano 2)

De 29 de fevereiro a 7 de março de 2012

Preencher formulário no blog 

Informações sobre as oficinas: Kalik Produções / Susan Kalik: (71) 3023-4104 e 8760-6074