19º edição do Prêmio Braskem irá indicar os melhores do teatro baiano

Sem categoria
21 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

Já começaram os preparativos para o prêmio que prestigia e consolida os nomes que marcaram o ano do teatro criado e produzido na Bahia. O Prêmio Braskem de Teatro vem todo ano como um novo sopro para os atores, diretores, roteiristas e toda uma classe artística que trabalha em espetáculos que levam ao público a magia dos palcos.

Com o intuito de investir no cenário cultural e fomentar projetos que antes passariam desapercebidos, o Prêmio da Braskem reconheceu ao longo das suas edições algumas das grandes personalidades baianas que se destacaram nacionalmente, como os atores Wagner Moura, Lázaro Ramos e Vladmir Britcha, assim como o diretor Márcio Meireles.

E para ajudar os espetáculos, o prêmio dará para a melhor peça a quantia de R$ 30.000, nas categorias adulto e infanto-juvenil, com um valor adicional de R$ 20.000 destinado à divulgação. São ao todo oito categorias que prestigiam desde o melhor ator e atriz ao melhor texto. Na disputa, 53 peças concorrem aos prêmios, sendo que 10 peças destinadas ao público infanto-juvenil e 43 para o público adulto.

Apesar de ainda não ter disponibilizado os nomes dos indicados, esta próxima edição trará algumas novidades para os participantes e para o público. Agregado à noite de celebração do teatro baiano, o prêmio realizará uma ação social como o objetivo de dar qualificação artística à jovens através de oficinas de audiovisual. O produto final das oficinas irá compor as apresentações da noite da entrega dos troféus. As inscrições começam hoje, 21, pelo site www.premiobraskemdeteatro.com.br, que também traz o regulamento.

A premiação está agendada para o dia 4 de abril, na sala principal do Teatro Castro Alves.

Por Bira Vidal

Foto: Genilson Coutinho