Notícias

17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia divulga tema

Genilson Coutinho,
03/07/2018 | 10h07

 

 

 

Em 2015 Daniela Mercury recebeu o titulo de Madrinha . Quem será em 2018?

Abraçar é gesto singular, insubstituível e universal. O abraço é um convite ao reencontro com a amizade, com a alegria da felicidade e do perdão, que começa por um abraço, pela força do amor. O Abraço tem o poder mágico de transmitir uma energia indescritível de um corpo para o outro, abrace!

A 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia vem celebrar o poder do abraço e a capacidade de restaurar sentimentos, vidas, amizades e corações partidos. Muitas famílias possuem filhos, irmãos, primos, tios que são LGBTs, muitas vezes vivendo solitários e sofrendo por serem o que são, e ainda: não terem escolhido ser assim. A ausência do abraço pode desenvolver problemas, inclusive de personalidade e caráter, graças à dolorosa rejeição. Por isso, a casa familiar deve ser o ambiente de encorajamento, de autoestima, de diálogo, de amor sem fronteiras.

Um abraço pode tornar uma pessoa melhor, um filho melhor, um cidadão melhor. Abraçar um parente ou amigo LGBT produz felicidade, fortalece laços, inspira humanidade. Abra os seus braços para abraçar a Diversidade e compartilhe abraços maravilhosos.

Abraçar uns aos outros é celebrar a vida e restaurar o amor nos corações, rachado por algum sentimento doloroso, ou mesmo triste de um, em relação ao outro. Abraçar é bem-querer, zelar, cuidar. Abraçar é dar o melhor de si: o afeto incondicional. Quem nunca precisou de um abraço para aplacar uma aflição, para celebrar uma vitória, ou simplesmente aquecer-se, sentir-se amado?

Abraçar a Diversidade é permitir-se adentrar num universo que é perfeitamente igual a qualquer outro, repleto de dores e angústias, mas também de amores, sonhos, frustrações e conquistas. Abraçar a diversidade é saber o quão somos múltiplos em nossa singularidade e singulares em nossa multiplicidade. Abraçar a Diversidade é dar-se a chance de proteger, dar proteção e de amar a quem só quer ter o direito de amar quem quiser.

Abraçar a Diversidade é dar afeto aos LGBTs, às novas identidades de gênero que surgem e que reivindicam espaço de poder e de palavra. Abraçar a Diversidade é cultivar um mundo solidário com menos choros provocados pela ação da violência e das dores provocadas por esse mal do século. Os LGBTs se inserem nesse cultivo de um mundo melhor por serem lutadores, e, muitos, sobreviventes dessa violência Lgbtfóbica, que nos assusta e dilacera nossas vidas, causando feridas incuráveis.

Nosso convite para Abraçar a Diversidade com todo gás insere a luta contra o racismo, a proteção da vida das mulheres trans e cisgêneros, as lésbicas, reverenciar memória das mulheres vítimas do feminicídio na Bahia, Brasil e no mundo, inclusive denunciando esse machismo violento que mata. Ao associar esses dois temas à 17ª Parada LGBT da Bahia, queremos declarar que o nosso movimento não é só nosso, mas é um braço abraçado a um movimento maior, internacional, liderado pela força feminina, pelo poder que emana da luta das mulheres na transformação do mundo em um lugar bom de viver, namorar, constituir famílias, criar filhos, namorar e abraçar livremente em espaços públicos de circulação de pessoas.

A 17ª Parada do orgulho LGBT da Bahia convida todas aquelas pessoas que desejem doar o seu abraço no dia do evento. O convite se estende a toda população, homens, mulheres, gays, lésbicas, homens trans, mulheres trans, ativistas do movimento negro, artistas, donas de casa, pessoas de religiões africanas, católicos, evangélicos, todos oferecendo o seu abraço ao próximo. “A ideia é fazer do Calçadão da Praça do Campo Grande um formidável abraçódomo”, diz Marcelo Cerqueira, presidente do GGB e coordenador do evento.

A 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, acontece no dia 9 de setembro, no centro da capital baiana. Entre as atividades contam a Premiação de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT, Palco Abrace a Diversidade com todo Gás e desfile de trios elétricos, a partir das 15h, no centro de Salvador, concluindo as suas atividades às 20h. Já o Palco Abrace a Diversidade com Todo Gás começa às 11h e termina às 21h30. O GGB não quis revelar, mas promete muitas novidades esse ano.