13ª Parada Gay da Bahia acontece neste domingo (21); evento deve receber 1 milhão de pessoas

Notícias
19 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

20091025EV

Neste domingo (21), Salvador irá ganhar um colorido especial com a 13ª Parada Gay da Bahia, que tem como tema “Sem armários. Com orgulho!”. O evento integra a programação da III Semana da Diversidade, que acontece na cidade desde último domingo (14).

Segundo Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), este ano a Parada Gay da Bahia deve receber 1 milhão de pessoas. “Essa 13ª edição da Parada é muito importante para nós, pois estamos fortalecendo a nossa luta para aprovação da criminalização da homofina no Brasil. E a Parada é um grande instrumento para fortalecer essas lutas e sensibilizar a população.”

O evento tem inicio a partir das 11h, no Campo Grande, sob o comando dos atores transformistas Michelle Lorem e Scher Marie Mercury, que irão apresentar para o público os shows dos artistas transformistas Scarlet Sangalo, Rainha Loulou, Lena Oxxa, Kuane Sstel, Mitta Lux e Tanucha Taylor.

Ainda no Campo Grande, no Foyer do Teatro Castro Alves, a partir das 12h, será realizada a coletiva de imprensa da 13ª Parada Gay da Bahia, onde será feito um balanço da III Semana da Diversidade com a presença do estilista, coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio e padrinho da 13ª Parada Gay da Bahia, Carlos Tufvesson, o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado e o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. Na mesma ocasião será realizada a entrega do troféu do GGB: “Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT”.

CORTEJO DE TRIOS

A abertura oficial do cortejo dos trios começa às 15h, com a execução do hino nacional pela cantora Ana Mametto, coroação do padrinho, discurso de autoridades e apresentação do Coletivo Crokant, no trio oficial do GGB.

Em seguida, o cortejo segue com cerca de 10 trios levando muita música eletrônica e shows. Entre as atrações estão o Trio da ABACI, com a Banda Estrela Maior, Trio do Núcleo LGBT da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) e o Trio da Boate Tropical.

Os trios seguirão o seguinte trajeto: Campo Grande, Mercês, Piedade e São Pedro, com retorno pela Rua Carlos Gomes, Senador Costa Pinto, Aflitos, até o Campo Grande.

Ainda no palco “Preto, preto, pretinho!”, os shows continuam a partir das 13h com apresentação do Coletivo Tambor. Em seguida, às 15h, é a vez de Dão & Caravana Black subirem ao palco. Depois Vércia Gonçalves & Muriquins animam o evento a partir das 17h. Fechando a programação, Aloizio Menezes e a banda Sangue Brasileiro se apresentam às 19h.

A realização da III Semana da Diversidade e 13ª Parada Gay da Bahia é do GGB e do Grupo Quimbanda Dudu, com patrocínio da Bahiatursa, Prefeitura de Salvador e apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Justiça, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e site Dois Terços.

FIQUE SABENDO!

Além da diversão na Praça do Grande, o público poderá realizar o teste rápido de HIV, das 10h às 14h. A ação é promovida pelo Departamento de Acompanhamento de Dst/Aids e Hepatites, da Prefeitura de Salvador.