12º Festival Tempero no Forte começa nessa quinta-feira, 30

Gastronomia, No Circuito
27 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

A exuberância, as cores e sabores das frutas tropicais e ainda a sua versatilidade para serem utilizadas na gastronomia, foram fatores importantes para a escolha do tema do 12Festival Tempero no Forte. O evento terá início nessa quinta-feira, 30, com o tradicional cortejo de baianas na vila da Praia do Forte, convidando moradores e visitantes a darem as boas-vindas a um dos mais importantes eventos gastronômicos do país. Até o dia 10 de dezembro, 31 restaurantes do Litoral Norte – a maioria deles na Praia do Forte – estarão servindo os pratos criados por chefs locais, de Salvador e de outros estados utilizando frutas tropicais na receita.

 O projeto tem curadoria da Chef Tereza Paim e organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos, e conta com o patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Adega Tio SAM, Senac e Turisforte.

 Este ano participam do Tempero no Forte os restaurantes Atelier 72, Beach Stop, Donana, Feijão de Corda, Hoopa, It’s, Made in Bahia, Mediterraneus, Pizza di Roma, Polomar, Porto Forte, Restaurante do Tamar, Risoteria, Sabor da Vila, Sushi Nambá, Tango Café, Taverna Paradiso, Terra Brasil, Vinobar, Vinopizza e 7 Pizzas. Os restaurantes de hotéis e pousadas, como À Sombra do Coqueiral, do Tivoli Eco Resort, Casa de Praia, Casa do Forte, Porto da Lua, Porto Zarpa Hotel, Via dos Corais, Vila Gourmet do Sobrado da Vila e também estarão no Tempero no Forte. De Arembepe participa o Beiju Com Tudo Dentro, de Jacuípe, o Empório Jacuípe e da Lagoa de Aruá, o restaurante Terroir do Axé,

 Chefs e pratos

Os chefs e suas criações com combinações cheias de surpresas serão as vedetes da 12a edição do Tempero no Forte. Participante veterano do evento, o chef Isaías Neries, do Parador Lumiar, na Serra Fluminense, criou para o Vila Gourmet do Sobrado da Vila uma entrada à base de mix de folhas e frutas ao molho de mostarda em grãos e ainda o Filé Mignon em Carvão com Frutas Tropicais e Molho de Umbu.

Os estreantes do Tempero no Forte são a Chef Aglay Piovesan, que estará na Risoteria com seu Risoto de Camarão ao Perfume Thai; o paulista Claudio Teodoro, chef excecutivo do Capim Santo, em São Paulo, que ficará no restaurante da Pousada Porto da Lua; o paulista João Belezia, dono do buffet que leva seu nome, que criou para o Terra Brasil, o Camarão com Farofa de Coco, Vinagrete de Feijão Andu e Maracujá. Ainda participam pela primeira vez, Victor Dimitrow e Bárbara Camargo, do Peti Restaurante, em São Paulo, e o chef confeiteiro do Tivoli, responsáveis pelo Jantar a seis mãos do Tivoli Eco Resort Praia do Forte, no restaurante À Sombra do Coqueiral.

 Da capital baiana, participam do festival, Ana Robéria, do Bella Gourmet Bistrot, que assina o Camarão Tropical com Purê de Manga e Arroz de Coco para o restaurante da Pousada Casa do Forte; a consultora gastronômica e dona de uma fábrica de massas artesanais, Chuca Cardoso, que assumirá a cozinha do restaurante do hotel Via dos Corais com o Filé com Molho de Frutas Tropicais, Mil Folhas de Batatas e Gruyère; Vini Figueira, da Cantina du Vini e KoPhai, com o Peixe Branco Grelhado com Molho de Uvas, Mousseline de Mandioquinha e Farofa de Caju, para o Mediterraneus; e a cozinheira Donana, que tem unidades do restaurante em Salvador, Vilas do Atlântico e uma na Praia do Forte.

 Com vocação para a gastronomia, o charmoso vilarejo de Praia do Forte, reserva talentosos cozinheiros que, ao longo de 12 anos, aperfeiçoaram suas artes e vão apresentar suas delícias. São eles, Alex Souza, do Sabor da Vila; Nalva Oliveira, da Taverna Paradiso; Heloísa Simões, do Made in Bahia e Jean Carlos Simões do Made in Bahia Pizzaria; Bárbara Maria, do restaurante Atobá, do Porto Zarpa Hotel; José Manuel, do Hoopa Burguer; John Silva e Marco Stocco, do 7 Pizzas e Pizza di Roma; Sara Maria, do Restaurante do Tamar; Talita Guimarães, do Tango Café; Cremilda Almeida, do Atelier 72; Clodô dos Santos, do Porto Forte; Crispina Queiroz, do Feijão de Corda; Elaine Carvalho, da Casa de Praia; e as equipes de cozinha do Vinobar, Vinopizza e Its Gastronomia.

 Já no Litoral Norte e entorno da Praia do Forte, como vem acontecendo há seis anos, marcam presença o Empório Jacuípe, em Jacuípe, que traz a chef Ana Paixão, com sua Salada Tropical, recheada com camarão, lula, abacaxi e manga em molho agridoce. De Arembepe, Edileuza Costa, da Tapiocaria Beiju com Tudo Dentro, servirá oBeiju Recheado com Brigadeiro e Morangos. Já na Lagoa de Aruá, Ueliton Soares vai preparar o Filé ao Vinho com Baião de Dois e Tostones de Banana da Terra, para o Terroir do Axé e, pela primeira vez no Festival, o chef italiano Angelo Castiglioni, do Polomar, no mirante de Praia do Forte, promete fisgar o paladar com o Arroz Casimir.

 Cozinha Show

Uma das atividades mais aguardadas do Tempero no Forte é a Cozinha Show, que este ano acontece de 30 de novembro e 2 de dezembro, no primeiro fim de semana da maratona gastronômica. As aulas abertas a toda a comunidade ministradas por chefs convidados são gratuitas e serão realizadas na Praça da Música da vila de Praia do Forte.

 Veterana do evento, tendo participado de todas as suas edições, a chef Morena Leite – que cuida das unidades de seu restaurante Capim Santo, em Trancoso, em São Paulo, e agora no Rio de Janeiro, em sociedade com a atriz Mariana Ximenes –, abre a programação da Cozinha Show, no dia 30, quinta-feira, das 19h30 às 20h30, apresentando o Ceviche de Frutas, já que o tema do evento é ‘Frutas Tropicais’.

 Na sexta, 1º de dezembro, o Chef Lourival França, abordará o tema ‘Resgatando os Sabores da Terra’, preparando o Nhoque de Banana da Terra ao Molho de Coco Verde com Camarão e Frutas, na sua aula, das 18h às 19h. Na sequência, das 19h30 às 20h30, com toda a sua expertise e profissionalismo, a consagrada chef e curadora do festival gastronômico, Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, prepara o Camarão ao Molho de Mangaba e Arroz de Coco na aula ‘Meu Brasil Brasileiro’. Para encerrar o segundo dia da Cozinha Show, o chef titular do Tivoli Ecoresort, Carlos Bento, colocará a mão na massa com o prato e a receita do Frutos do Mar Flambados em Infusão de Cambuí ao Coulis de Manga e Galette de Inhame, das 21h às 22h.

 Já no sábado, 2, a Cozinha Show terá quatro aulas e cinco chefs. Chef confeiteiro do Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte, o jovem Fred Miranda ensinará para a criançada, na oficina ‘Mini Chef – Cozinha para Crianças’, como fazer Brigadeiros Tropicais, das 15h30 às 16h30. Depois, será a vez do chef paulista e arquiteto, João Belezia, entrar em cena com a Trilogia para um Banquete – Três Festas Para um Mesmo Prato, das 17h às 18h. Na aula seguinte, das 18h30 às 19h30, o Chef Sérgio Paiva, do SENAC, ensinará a fazer o Crevette en Coquille Tropicale. As aulas serão finalizadas com a dupla de chefs e sócios do premiado Restaurante Origem, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, desmistificando as curiosidades e truques dos Frutos do Sertão, das 20h às 21h. Interessados em participar devem fazer as inscrições no sitewww.temperonoforte.com.br.

 Festival de Arte e Cultura

Nem somente tempero e gastronomia vão estar em cena durante o 12º Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte. Arte e cultura estarão de mãos dadas, sendo uma ótima opção para turistas e visitantes, que estiveram no circuito enogastronômico do Litoral Norte baiano. Logo no dia 30, primeiro dia do evento, a abertura fica por conta da apresentação artística, cheia de fé e devoção, conduzida por um grupo Baianas da região, a partir das 19h.

 Mercado do Forte

O palco das apresentações artísticas e culturais será a Praça da Alegria, ao lado da Casa de Farinha, sempre das 16h às 22h, onde será montado o Mercado do Forte. Por lá, o público poderá conferir um autêntico e regional mercado de arte e artesanato, com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e de Salvador, distribuídos em barracas, que comercializarão artigos diversos.

 Música e Cultura com Tempero

A música vai dar o tom da alegria e da diversão. Pra começar, na sexta-feira, 1º de dezembro, no Coreto da Vila, grupos culturais e de música brasileira prometem agitar, com a apresentação de artistas do Litoral Norte e de Salvador. Quem abre a programação musical, com MPB, é o músico Edno Sá, às 20h. Na sequência, Batukada, com repertório cravado no samba. No dia seguinte, sábado, 2, terá a saída do Grupo Cultural de Praia do Forte, às 19h, na entrada da Vila. Depois, às 19h30, Matheus Mathiara, cantando MPB, e para fechar, com rock e blues, às 20h30, a banda Os Suspeitos.