12ª Parada Gay promete reunir cerca de 10 mil em Palmas, diz organizador

Notícias
1 de julho de 2015
por Genilson Coutinho

“Levar o amor em resposta ao ódio”. Esse é um dos objetivos da 12ª Parada da Diversidade Sexual do Tocantins, segundo o organizador Thassio Paz. O movimento, neste ano, deve reunir cerca de 10 mil pessoas para manifestar pelas ruas de Palmas contra a violência sofrida pelos LGBTs. A programação começa na próxima quinta-feira (2) com debates, mas o ponto alto do evento será no domingo (5), quando acontece a passeata. Veja a programação abaixo.

A expectativa é que esse ano o movimento seja maior tendo em vista os debates e discussões envolvendo o tema, em todo o país, segundo Thassio. Ele ainda revela que, assim como na 19ª Parada do Orgulho, em São Paulo, os organizadores palmenses estão preparando uma surpresa para domingo. “Teremos uma surpresa. Mas será revelada apenas na hora”, disse. No dia 7 deste mês, a transexual Viviany Beleboni, de 26 anos, provocou polêmica ao desfilar na Avenida Paulista pendurada em uma cruz.

Passeata vai ser realizada no próximo domingo (5), em Palmas (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)

Passeata vai ser realizada no próximo domingo (5), em Palmas (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)

O tema do evento deste ano é “Tire a sua HomoLesboBiTransFobia do meu caminho, que eu quero passar com meu amor”. São esperados não só participantes de Palmas, como também de várias cidades do interior do Tocantins.
“O intuito é politizar a comunidade envolvida nessa luta como também levar o amor em resposta ao ódio que a comunidade LGBT sofre todos os dias. A nossa luta vai para além de direitos, queremos inicialmente garantir o nosso direito a existência e levar o amor ao ódio que faz matar a cada 26 horas um homossexual no Brasil”, explicou Thassio.

Veja a programação abaixo:

2 de julho – 19h – Abertura da Semana da Diversidade Sexual com a mesa de debate: “Movimentos sociais, estudantil e poder público na luta contra a violência ao público LGBT”.
Local: Memorial Coluna Prestes – Praça dos Girassóis

3 de julho – 19h – Mesa de Debate: “Destruindo as raízes dos preconceitos e da discriminação, dentro e fora da comunidade LGBT”.
Local: Memorial Coluna Prestes – Praça dos Girassóis

4 de julho – 22h30 – Festa da Pré-Parada da Diversidade Sexual do Tocantins
Local: The Cave Casual Pub – Palmas

5 de julho – 14h – Concentração e saída da 12ª Parada da Diversidade Sexual do Tocantins
Local: Parque Cesamar – Palmas

*As informações são do G1.