12 cidades brasileiras que passarão a oferecer tratamento com PrEP; confira a lista

AIDS em pauta, Comportamento, Social
30 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

Foram determinadas e divulgadas as 12 cidades brasileiras que receberão a Profilaxia Pré-Exposição, tratamento que previne uma infecção futura pelo vírus HIV, após meses de estudo do medicamento no país.

Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília e Manaus serão as primeiras capitais brasileiras a ofertar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com Adele Benzaken, diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, é necessário “dar acesso a esse projeto a quem mais precisa, como a população trans e as pessoas profissionais do sexo”.

Ministério da Saúde passará a disponibilizar medicamento para tentar diminuir a infecção em grupos-chave

A PrEP consiste em um comprimido combinado dos antirretrovirais Tenofovir e Emtricitabina, que deve ser prescrito à pessoas soronegativas, a fim de evitar infecção pelo agente causador da AIDS. O medicamente é recomendado para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV, como profissionais do sexo e pessoas com intolerância à camisinha.

A Organização Mundial da Saúde também recomenda o uso da Truvado para casais sorodiferentes – quando um tem o vírus e o outro não.