10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega a Salvador nesta quarta-feira (25)

Notícias
24 de novembro de 2015
por Genilson Coutinho

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo será lançada em Salvador nesta quarta-feira (25), às 19hna Sala Walter da Silveira – Biblioteca Pública dos Barris. Na ocasião serão exibidos os filmes Gigantes da Alegria, que aborda os direitos das pessoas com deficiência, e Encantados, retratando os direitos das populações tradicionais e os direitos humanos e a diversidade religiosa, ambos integrando a Mostra Panorama.

O evento é aberto ao público e segue com uma vasta programação de filmes até o dia 30 de novembro. Entre as películas exibidas estão Betinho, A Esperança Equilibrista, sobre o sociólogo Hebert de Souza, 500, Os bebês roubados pela ditadura argentina, sobre a luta das avós da Praça de Maio, o recente Numa Escola de Havana e Silêncio das Inocentes, sobre violência contra a mulher.

Sessões-debate e sessões-escola integram as atividades, que tem entrada gratuita. Ao todo 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens participam da Mostra, que está dividida em três categorias: Homenagem, Panorama e Temática. Tendo iniciado no dia 13 de novembro, segue até o dia 20 de dezembro e deve passar por todas as 26 capitais do país mais o Distrito Federal.

“A linguagem cinematográfica mobiliza corações, mobiliza mentes. Essa mostra de cinema mobiliza as pessoas a pensarem sobre esse tema que é tão importante para nós em um momento em que precisamos reafirmar os valores dos direitos humanos e o respeito às diferenças”, diz o secretário especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili.

Sobre as mostras: A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição. A Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo tem realização do Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM – Instituto Cultura Em Movimento.

Programação:

Biblioteca Pública dos Barris – Sala Walter da Silveira

 25 de novembro (quarta-feira) – Sessão Especial para Convidados

 Noite – Gigantes da Alegria, Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano, 15 min., Doc, Brasil, 2014

Encantados, Tizuka Yamazaki, 78 min., Ficção, Brasil, 2014

Sinopses:

Gigantes da Alegria, de Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano (Doc. / Brasil / 2012 / 12min.)

Sinopse: Os Gigantes da Alegria desfilam todos os anos na Sapucaí, na escola de samba Embaixadores da Alegria, abrindo o desfile das campeãs do carnaval. Os portadores de nanismo e deficiências físicas se destacam.

Encantados, de Tizuka Yamasaki (Ficção / Brasil / 2014 / 78 min.)

Sinopse: Atrevida e perseverante até a teimosia, Zeneida se transforma quando é desafiada. Tem acessos de pânico. O pai quer interná-la num hospício. Zeneida só quer sobreviver, agora que encontrou seu primeiro grande amor: Antonio, o Encantado Sucuri.

Assista ao trailer:

Serviço:

Cerimônia de abertura da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
Local: Biblioteca Pública dos Barris, Sala Walter da Silveira
Endereço: Rua General Labatut, 27, Subsolo, Barris – Salvador
Data: 25 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Ingressos: Grátis