10ª Parada Gay : Dicas de seguranças

Genilson Coutinho,
10/09/2011 | 09h09

A parada gay é muito parecida com carnaval, mas é mais colorida, mais bonita e, porque não, mais badalada. No entanto, como qualquer outra grande festa envolvendo um grande número de pessoas, os participantes precisam seguir algumas sugestões para que a diversão não se transforme em uma surpresa desagradável. Pensando nisso, o Grupo Gay da Bahia divulgou uma lista com dicas de segurança para o público curtir a 10ª Parada Gay de Salvador que acontece nesse domingo, 11, a partir das 15h. As dicas envolvem proteção em relação a furtos e golpes, mas também aconselham sexo seguro e com proteção. As dez recomendações seguem abaixo:

Dicas de Segurança na Parada Gay

 

1.         Ao ir para a parada, evite roupas de marca pois atraem atenção dos ladrões. Use roupas simples: abuse das cores do arco-íris!

2.         Leve apenas um documento básico: identidade (fotocópia) e algum dinheiro trocado. Não leve carteira, bolsa, mochila, pasta, cartão de crédito, celular, cheque, jóias, relógio, etc.

3.         Coloque o seu documento e o dinheiro na meia, ou dentro da cueca numa carteirinha  ou no fundo do bolso  com  botão ou coloque um alfinete por dentro para fechar o bolso.

4.         Não leve máquina fotográfica de nenhum tipo, muito menos filmadora. Leve sim uma bandeira do arco-íris ou um cartaz com uma mensagem protesto ou de afirmação gay!

5.         Não aceite nenhum tipo de bebida oferecida por estranhos nem deixe sua latinha ou copo com outra pessoa: podem colocar  sonífero, facilitando o roubo por parte de marginais.

6.         Procure se enturmar com algum grupo de conhecidos; se for sozinho para a parada,  abra um sorriso para o colega do lado e certamente encontrará boa companhia.

7.         Não aceite provocação, não entre em brigas. Paz é você quem faz.

8.         Prefira usar sanitários químicos no percurso da parada, ou entre num bar,  compre um refrigerante e peça para usar o banheiro. Evite urinar ou caminhar em locais escuros, pois oferecem maior risco.

9.         Se você presenciar algum ato de violência (roubo, furto, brigas), se não der para ajudar a conter a violência, procure o policial mais próximo  ou o trio elétrico para denunciar

10.      Leve camisinha