‘O fabuloso destino de Amélie Poulain’

Genilson Coutinho,
31/05/2011 | 09h05

Fabuloso, primoroso. Poderia escrever esse texto todo só adjetivando este filme francês que simplesmente veio para fazer diferente e encantar com uma narrativa simples e poética.

É ótimo quando temos a chance de ver filmes como este. Tenho até medo de escrever sobre ‘O fabuloso destino de Amélie Poulain’. Um filme cômico, dramático e ao mesmo tempo, simples. Para mim, um clássico.

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, concorreu ao Oscar 2002 nas categorias de Melhor Filme de Língua Estrangeira, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original; não levou nenhum. Estava concorrendo com nada mais, nada menos que ‘O Senhor dos Anéis’, mas merecia… merecia…

A história de Amélie é dramática desde a sua infância. Viveu isolada de tudo e de todos; até de seus pais. Seu pai – que era médico – só a tocava quando tinha que realizar exames e sua mãe morreu muito estranhamente. Ainda jovem e já morando sozinha, encontra por um super acaso no banheiro de seu apartamento, uma caixa de lembrancinhas que por ali deve ter ficado anos e anos. Sabendo que a caixa pertence a algum antigo morador, Amélie sai em busca desta pessoa e ao encontrar o dono da caixa e perceber a felicidade que uma simples caixinha de miudezas havia provocado nele, ela decide ajudar as pessoas que a cercam até perceber que a sua vida também tem um vazio que precisa ser preenchido. É esse o seu fabuloso destino.

Com diálogos rápidos, informações diversas num ritmo frenético e um narrador que parece ter saído do Telecurso 2000, o filme vai te envolvendo e se desenrolando numa velocidade ímpar e te encantando com uma fotografia espetacular a ponto de, ao final, você perceber que não viu um filme, assistiu a uma lição de vida. A trilha acompanha tudo isso e a atriz Audrey Tautou nasceu para o papel. Encantador.

Por

George Araújo – Colunista de Cinema

Publicitário, Blogueiro, twitteiro e cinéfilo de plantão. Trabalha na área de criação gráfica e com mídias sociais e é idealizador do BlogayrosCamp.