“Árvores Abatidas ou Para Luís Melo” estréia na CAIXA Cultural Salvador

Sem categoria
1 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

O espetáculo já foi apresentado em mais de 65 cidades por todas as regiões do país

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 02 a 04 de dezembro (de sexta-feira a domingo), o espetáculo “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo”, da Marcos Damaceno Cia de Teatro, com Rosana Stavis, considerada pela crítica especializada como uma das principais atrizes brasileiras na atualidade. As apresentações acontecem às 20h. Os ingressos podem ser trocados por 1 Kg de alimento na bilheteria do evento, a partir das 14h dos dias de apresentação.

 “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo” é narrada por uma mulher, que convidada a um “jantar artístico”, em homenagem ao famoso ator do Teatro Nacional e que faz até telenovelas, percebe que está, na verdade, em uma reunião de talentos medíocres. Arrependida de ter aceitado o convite e enquanto espera o famoso ator, que nunca chega, ela reflete sobre sua vida e as pessoas que a cercam, sob a lembrança de uma grande amiga de todos enterrada naquele mesmo dia.

Algumas das características marcantes da peça são a caricatura e o exagero como linguagem, o tom poético com repetições e variações, uma pitada de grotesco e o cuidado minucioso com a musicalidade e ritmo das frases, além das idéias implacáveis contra as misérias da sociedade e do ser humano. Trata-se de uma narrativa densa e sôfrega, por vezes angustiante, freqüentemente hilariante.

A narradora atua em um estado próximo ao devaneio, onde seus pensamentos, lembranças e imaginação fluem líricos em certos momentos, macabros e pesarosos em outros, tornam-se pouco imaginativos e medianos em certos trechos, para logo em seguida flertarem com a filosofia e o sublime, tornando-se expansivos, contraditórios e com confusões e associações próprias da consciência humana.

SINOPSEUma mulher que em um jantar artístico, em homenagem ao famoso ator do Teatro Nacional e que faz até telenovela, percebe que está, na verdade, numa reunião de talentos medíocres. Arrependida de ter aceitado o convite, e enquanto espera o famoso ator, que nunca chega, ela reflete sobre sua vida e o meio que a cerca, sob a lembrança de uma grande amiga de todos enterrada naquele mesmo dia.

 FICHA TECNICA

 Árvores Abatidas ou Para Luís Melo

Com Rosana Stavis

Texto e direção: Marcos Damaceno

Violinista: Roger Vaz

Iluminação e Cenografia: Waldo Leon

Composição e Direção Musical: Gilson Fukushima

Figurinos: Maureen Miranda

Duração: 1h20m

Serviço:

Peça: “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo

Apresentações: de 02 a 04 de dezembro de 2011 (sexta-feira a domingo)

Horário: 20h

Bilheteria: aberta a partir das 14h dos dias de espetáculo

Acesso: ingressos trocados por 1 Kg de alimento, na bilheteria do evento

Obs: Troca máxima de 02 dois ingressos por pessoa

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA)

Conveniência: Estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural

Informações: (71) 3241-4200